07/12/09

Chinesisses

As vendas de automóveis na China devem ascender a 13 milhões de unidades este ano, o que coloca o país pela primeira vez à frente dos Estados Unidos neste mercado.
A Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis revelou hoje que, nos primeiros onze meses de 2009, foram vendidos mais de 12 milhões de veículos no país, sendo que só em Novembro, as vendas excederam os 1,35 milhões, o que corresponde a um acréscimo de 93% face ao mês homólogo do ano passado.
Por outro lado, e de acordo com os dados da indústria norte-americana, as vendas de automóveis nos EUA deverão totalizar dez milhões de unidades este ano, o que representa uma quebra de 19% em relação com 2008.
A evolução verificada no mercado automóvel chinês contrasta bastante com outros grandes mercados, como é o caso da Europa Ocidental, cujas vendas automóveis cresceram 6,7% em Novembro, bem como a América Latina em que se verificou uma ligeira melhoria de 5% em Novembro e os Estados Unidos com uma recuperação de 2,7%.
A China conseguiu atenuar os efeitos da crise no último ano, graças ao pacote de investimento estatal que teve início em Novembro de 2008, no valor de meio bilião de dólares, destinado à construção de infraestruturas no país e a estimular o consumo

Sem comentários: