31/03/09

Falência?? Qualquer dia

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) prevê que a dívida pública portuguesa cresça para 85,9% do PIB no próximo ano.
As previsões da OCDE divergem das do Governo Português (os nossos especialistas sabem muita mais da coisa).
No Orçamento de Estado Suplementar, a previsão do Executivo de José Sócrates aponta para que a dívida pública atinja 70,5% do PIB no próximo ano.
A confirmar-se esta previsão da OCDE, e o peso da dívida pública portuguesa sobre o Produto Interno Bruto (PIB) ficará acima da média dos países da zona euro, que deverá ser de 84,4% em 2010.
A previsão de 85,9% para Portugal é mesmo o oitavo valor mais elevado numa lista de 25 países divulgada hoje pela OCDE.
No reporte do défice feito a Bruxelas na sexta-feira passada, a dívida pública assumida para 2009 já era de 70,2%, um valor acima da última estimativa do Governo, que previa que esse indicador ficasse nos 69,7% este ano.
Segundo especialistas em macro economia, se esta situação se mantiver, Portugal atingirá a falência técnica em 2014, ou seja, devemos começar a pôr as barbas de molho porque política e políticos que possam ou queiram inverter esta situação... não há no nosso mercado.

2 comentários:

Carlos Fernandes disse...

Lá vamos nós tirar o dinheiro dos colchões para endireitar o País...

João Cidra disse...

Qual quê???
Aamanhã aparece aí um Midas milagroso que endireita isto tudo em 3 meses!!
A descermos assim, ainda nos aparece um sheick Árabe, compra o País por tuta e meia e passamos a beber petróleo engarrafado