05/12/10

Ser da Académica é ser diferente!!!

Quando alguém diz que o seu clube é a ACADÉMICA em muitos casos é apenas por simpatia porque serão concerteza o Porto, o Sporting ou Benfica a sua clubite de origem.
Ser da Académica é ser diferente. Não sei bem explicar porquê mas os verdadeiros académicos têm uma visão do desporto mais justa, mais cívica e mais democrática do que a maioria dos adeptos dos outros clubes.
Vem isto a propósito de um comentário que abaixo transcrevo de uma pessoa que eu considero ter o verdadeiro espírito da Briosa. Gostamos de ganhar como todos os outros? Sim, claro. Mas nunca, nuncamesmo a qualquer preço.
Na semana passada, e para que conste, a Académica foi a Setúbal derrotar o Vitória por 1-0.
Eis o comentário do Gonçalo Cabral num espaço dedicado às notícias da Briosa:

Confesso, estava de ressaca. 
Aquela vitória na Bonfim foi uma sensação estranha. No fim do jogo estava como se tivesse encontrado uma nota de 500 no chão. É bom? É, mas aquilo é justo de se ganhar assim? Não irá fazer falta a quem o merecia mais do que nós? Não é como ganhar com trabalho, não foi bem ganhar, ou melhor, não foi ganhar bem.
Hoje estou recuperado, ainda não totalmente, ainda não me sabe a nota ganha, mas já não me sabe tão a roubo. Ontem preocupava-me, sou excessivamente romântico nestas coisas da bola e da Briosa. Será possível que tenha acabado o jogo a torcer pelo Setúbal? Não sei, mas acho que se tivesse sido golo eu tinha saltado do sofá.
Tinha saltado com o mesmo entusiasmo que saltei quando acabou o jogo contra o Porto na Taça da Liga ou muitos outros em épocas passadas (não foi o melhor exemplo mas foi o mais recente)… todas derrotas, mas saltei com um orgulho que gajo nenhum no mundo deve ter alguma vez tido mais numa equipa acabada de perder.
Sou essa coisa estranha que vibra com derrotas que lhe sabem a vitórias e que desanima com vitórias que lhe sabem a derrotas. Não tem lógica? Para mim é elementar. Se quisesse a vitória só por si mudava para um estarola mas não quero.
Ganhámos, ainda bem. O Jorge Costa diz que lhe deu um grande gozo ganhar assim. É um belo treinador, mas para mim tem esse defeito de não me perceber, mas provavelmente é isso que o faz ganhar muitas vezes, e diga-se, a grande maioria delas ganhar bem! Mas é do Porto, não me entende, lá o objectivo deles é só ganhar, é um estarola. Que gajos estranhos.
Só não me peçam para festejar os três pontos de ontem. Já cá cantam mas não contem a ninguém como os encontrámos. Nunca os festejarei como a derrota no Dragão, essa é que me deu gozo, e foi uma derrota, e saí de lá com vontade de chorar.

2 comentários:

A Loira disse...

Eu acho que ele continua de ressaca, mas isso sou eu que não percebo "petas" de futebol.

VM disse...

Vera
Não me parece que a ressaca continue. Nós temos essa capacidade de recuperação quer nas vitórias quer nas derrotas.
Acredita... somos mesmo diferentes eh eh eh