04/12/10

Ser solidário

No passado fim de semana realizou-se como é sabido mais uma acção dos Bancos Alimentares Contra a Fome nos Hiper/super de Portugal.
Nos comentários que eu ouvia/lia durnte a semana antes era que devido a crises, desânimos; desempregos; etc esta recolha iria ser mais fraca que nos anos anteriores.
Pois bem, resultados divulgados após o peditório, eis que foi batido novamente o record de dádivas. E se não estou enganado nos números, recolheram-se este anos MAIS 750 toneladas do que no ano passado.
Que raio de povo é este que quanto maior é a crise mais solidário se torna? 
Que raio de povo é este que quanto menos tem mais lhe apetece repartir???
Que raio de povo é este que tem esta capacidade de mobilização e entreajuda?????
Que raio de povo é este que tanto orgulho tem em ser solidário?????
Somos um povo na maior parte das vezes descrente, triste, abatido, mas quando cerra os dentes, qual batalha de Aljubarrota, este povo pode muito e mostra uma força imparável. 
Este povo tem muitas razões para dizer mal de si mesmo mas ainda há algumas em que nos devemos orgulhar por estes exemplos.
Será que um dia não cerraremos os dentes para "exterminar" as "ervas daninhas" que nos sugam tudo o que temos e não temos e que por este andar um dia nos cobrarão impostos pela nossa solidariedade??
Gostava de cá estar nesse dia...
PS: "ervas daninhas" são 99% dos políticos deste país. Este povo merece políticos mais honestos.

4 comentários:

Teresa Mendes disse...

Parabens por este post Victor!
Vou-te dizer: eu fui das pessoas que que achei que este ano as pessoas iriam contribuir menos. No entanto á porta do Continente da Amadora vi logo que me tinha enganado no palpite. Era rara a pessoa que não aceitava o saco do banco alimentar nem que fosse para trazer só 1 ou 2 produtos, cada qual dá o que pode e não tem menos valor por isso. Mas contribuiam! houve um Senhor idoso que mal podia andar e pediu a um dos voluntários que lhe arranjasse um carrinho e e fosse com ele ao hipermercado, já que ele não tinha forças para empurrar o carrinho! qual não foi a surpresa e diga-se emoção qd o vimos chegar com 128 kg de arroz! é verdade! saiu da casinha dele para poder contribuir com 128 kg de arroz! outro senhor, esse mais novo, mas tb sozinho entregou-nos o carrinho dele com 120 litros de leite! eu nunca tinha visto uma coisa assim! E ai pensei: tenho orgulho neste pais que afinal se preocupa com o proximo! que se mobiliza por uma causa solidária! afinal o tão falado egoismo, nestas horas é ultrapassado! sim, somos um povo que qd é preciso se une numa causa! tb tenho esperança que um dia saiamos á rua para acabarmos com esta cambada de corruptos, de inuteis que é a nossa classe politica! tenho fé que esse dia chegará!porque já provamos que qd queremos...unimo-nos e temos mt força!

Anónimo disse...

Efectivamente somos um povo com tantas qualidades que até faz pena sermos tão mal dirigidos há 110 anos!!!!

A Loira disse...

Um grande povo, é o que somos.

Anónimo disse...

Na minha opinião o nosso povo é muito solidário, este ano talvez tenha sido maior, porque ao nosso lado existe alguem que se encontra sem emprego e outros com muitas dificuldades, acabamos por viver o problema do nosso amigo que se encontra nesta situação...
Sempre que for preciso podes contar com a minha ajuda
Guida